terça-feira, 20 de março de 2012

Como controlar o estresse



 



 

  “Estresse – Sentir-se desprovido de recursos interiores diante dos desafios existenciais”.


Segundo o Dr. Walter Cânon (fisiologista americano) em 1929, quando o organismo depara com alguma ameaça, o corpo libera hormônios que ajudam a sobreviver em situações de perigo, auxiliando tanto para a luta mais acirrada, quanto para a fuga rápida.
Isso acontece também quando deparamos com situações inesperadas ou algo que frustra os nossos planos. Sempre que ficamos excitados, ansiosos e irritados produzimos os hormônios do estresse. Essa mobilização do corpo para a sobrevivência, quando acionada com freqüência, tem conseqüências negativas. Com o passar do tempo causa efeitos nocivos sobre a saúde. Precisamos aprender a controlar nossos impulsos para poupar energia no trabalho, ser mais assertivo e reduzir os níveis de estresse.


O estresse tem três fases:

§         A fase aguda – esta é a fase em que os estímulos estressores começam a agir. Nosso cérebro e hormônios reagem rapidamente, e nós podemos perceber os seus efeitos, mas somos geralmente incapazes de notar o trabalho silencioso do estresse crônico nesta fase.

§         A fase da resistência – se o estresse persiste, é nesta fase que começam a aparecer as primeiras conseqüências mentais, emocionais e físicas do estresse crônico. Perda de concentração mental, instabilidade emocional, depressão, palpitações cardíacas, suores frios, dores musculares ou dores de cabeça constantes são os sinais evidentes, mas muitas pessoas ainda não conseguem relacioná-los ao estresse, e a síndrome pode prosseguir até a sua fase final e mais perigosa.

§         A fase da exaustão – esta é a fase em que o organismo capitula aos efeitos do estresse, levando à instalação de doenças físicas ou psíquicas.



Algumas técnicas para combater o estresse

q       Os exercícios de respiração, o relaxamento e as visualizações. Estas técnicas devem ser praticadas entre 15 a 30 minutos por dia e de preferência de manhã ao acordar.

q       A respiração: Respire sempre pelo nariz tanto na inspiração, como na expiração. Na inspiração, o abdômen expande-se e na expiração encolhe-se. Faça isto dez vezes.

q       A respiração anti-estresse: Sentado e com os olhos abertos. Inspire profundamente, retendo a respiração ao máximo que conseguir. Em seguida, expire completamente o ar retido, batendo com os braços levemente dobrados nas partes laterais do tórax na altura das costelas. Faça isto três vezes.

q       Relaxamento (sentado ou deitado): Respire livre e suavemente. Preste atenção ao seu corpo e identifique qual a parte ou segmento dele que o incomoda, que esteja tenso ou dolorido. Coloque levemente as mãos sobre o local. Respire com suavidade e visualize o ar entrando e saindo de dentro de si, aos poucos, libertando as tensões e relaxando o seu corpo.

q       Visualização (Casulo de Luz): Sentado ou deitado, inspire visualizando uma luz branca e brilhante a entrar pela sola dos pés e subindo pelo interior do corpo até o topo da cabeça. Expire visualizando a luz a sair pelo topo da cabeça e a cobrir todo o seu corpo pela parte de fora, envolvendo-o como um casulo de luz branca e brilhante. Faça isto três vezes.


Alguns conselhos para ter uma vida melhor


Dedique um pouco de tempo a si próprio. É o melhor presente que você pode receber.

Não queira fazer tudo ao mesmo tempo.

Estabeleça metas simples e fáceis para que não haja expectativas desnecessárias nem frustrações futuras.

Proceda com dedicação, persistência e paciência.

Oriente os seus planos para o lado luminoso e bonito da vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário