segunda-feira, 2 de julho de 2012

Projeto Fuxicando o Estresse


A Unidade de Saúde do Servidor, através da Área da Qualidade de Vida, está desenvolvendo o Projeto Fuxicando o Estresse, o qual tem o objetivo de:
-          Estimular a busca de atividades que proporcionam a interação com o outro e o bem-estar através do "fazer".
-          Construir um espaço harmonioso de conversa, troca de experiências;
-          Fortalecer vínculos de amizade, respeito, afeto e trabalho em grupo;
-          Conhecer e preservar a história do fuxico;
-          Valorizar o processo de construção dos fuxicos, bem como sua aplicação.

Cada oficina é formada por quatro encontros e acontece uma vez ao mês.
O primeiro grupo iniciou no dia 02 de maio de 2012 com as servidoras da Secretaria de Educação, e é realizado na própria Secretaria de Educação, na última quarta-feira do mês.
O segundo grupo foi aberto para os servidores em geral, teve início no dia 31 de maio de 2012, e é realizado no Pólo Presencial de Joinville, na última quinta-feira do mês.
As servidoras Gloria Preuss e Ivete Blum são as nossas “fuxiqueiras/facilitadoras, no bom sentido, é claro, do Projeto Fuxicando o Estresse.

Este Projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas na promoção, Secretaria de Educação e do Pólo Presencial de Joinville na disponibilidade das facilitadoras e do local para a realização das oficinas.

UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DO FUXICO 
Fuxico é a arte de transformar retalhos e mexericos em trouxinhas de pano.
Como o próprio nome sugere, o fuxico tem mesmo ligação com os mexericos. As mulheres costumavam se reunir para costurar e enquanto isso conversavam sobre a "vida" fuxicando.
Uma pequena trouxinha de pano que sozinha, ou costurada a outras, pode formar ou decorar bolsas, blusas, colchas, almofadas e o que mais a criatividade permitir. Assim é o fuxico, técnica artesanal feita com retalhos, linha, agulha, criatividade e paciência.

VOCÊ SABIA?
O fuxico não é genuinamente nacional e tem origem desconhecida.
Acredita-se que esta técnica foi trazida ao país pelos portugueses e espanhóis no século 19, e suas manifestações mais fortes podem ser vistas nos estados de Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.

Marilene Marcos da Silva – Pedagoga
Coordenação do Projeto



Fuxicando

Fuxicando

Fuxicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário